


Os anos finais da ditadura civil-militar brasileira (1964-85) e a cultura urbana manifestada por um inovador conceito de jornalismo cultural nas páginas do caderno “Ilustrada”. Do último ditador, passando pela movimentação das Diretas-Já, a eleição de Tancredo Neves, sua morte e a posse de José Sarney – e, entre seus primeiros atos, a censura à exibição de Eu Vos Saúdo, Maria, de Jean-Luc Godard. Período em que brotam de garagens, de bairros perdidos das cidades, de pequenos ateliês grupos de rock, artistas renovadores, artistas visuais e grupos teatrais.
Miguel De Almeida, editor e escritor, diretor editorial da Lazuli Editora , autor de mais de dez livros, entre poesia, crônicas de viagem e história cultural. É Diretor artístico e apresentador dos programas Sala de Cinema e Contraplano, ambos no SescTV.
Luiz R Cabral, dramaturgo, documentarista, roteirista e diretor de programas de TV. Dirigiu e roteirizou mais de 20 documentários para TV. Entre eles: “Irã, muito longe do ocidente”. Trabalhou na Globo, Record, Bandeirantes, SBT e TV Cutura. No SESC TV , dirigiu e roteirizou os programas Sala de Cinema, Contraplano, “Fragmentos” e “Edgar Morin: Diários de um Humanista”.
Documentário / Digital / 70 min. / 2015
Roteiro
Luiz R Cabral
Miguel de Almeida
Fotografia
Aldo Alexandre Ribeiro
Montagem
Luiz R Cabral
Depoimentos de
José Arthur Gianotti
Arrigo Barnabé
Danilo Santos de Miranda
Olgária Matos
Fernando Gabeira
Caio Túlio Costa
Angeli,
Marcos Augusto Gonçalves
Hamilton Vaz Pereira
Luiz Fernando Ramos
Produção
Beto Tibiriçá
Companhia Produtora
Plateau Produções
Inácio Araújo
Pepe Escobar
Tunga
Geraldo Carneiro
Nasi
Ziraldo
Arnaldo Antunes
Fagner
Miguel De Almeida,
Antônio Cícero